sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Desenhos Animados / Anime

Hoje estou aqui para vos falar de um dos pilares mais importantes da nossa vida: Desenhos Animados. Já li algures num dos blogues dos meus colegas, mencionarem os desenhos animados como uma importante parte da nossa infância. Neste post irei mais longe! Os desenhos animados fizeram de nós o que somos hoje!

Aos 21 anos de idade começo a perceber o que os meus pais me disseram (e continuam a dizer) toda a minha vida:
“Tu sabes lá… nunca viste Tom Sawyer e o seu macaco, nunca viste as montanhas onde a Heide vivia, nunca viste a abelha Maia e o seu amigo Flip (o gafanhoto) …
As crianças hoje em dia só sabem é ver o Dragon Ball que é só violência atrás violência”.

Atenção! Obviamente que não concordo com o facto de que, aos olhos dos meus pais, o Dragon Ball seja só violência e que a nossa geração estava bem era a ver abelha Maia, porque a essência de bondade e amizade estavam também incutidas em desenhos animados como o Dragon Ball.

Mas hoje em dia olho para a juventude e penso cá para mim:
“Porra… estes putos nunca vão ter o prazer de saber o que é um Kamehame, não fazem ideia o que são os Moto ratos, pouco ou nada sabem dos filmes e desenhos animados das Tartarugas Ninja, nem X-men, nem Homem-aranha, nem Navegantes da lua, nem sequer Dartacão ou Pokemon”.

Sinto esta preocupação de não conhecerem os programas que nos faziam sonhar mais alto e desejar ser um herói para praticarmos o bem graças aos poderes espectaculares que víamos.

De quem é a culpa? São dos canais televisivos. “Eu ainda sou do tempo” em que todos os dias passavam desenhos animados na parte da manhã para as crianças e nos fins-de-semana esse horário prolongava-se até ao meio-dia.

Mas hoje, devido à urgência de manter as cerca de 7 novelas diárias no ar, n há espaço para os mais novos. É triste ao que a televisão portuguesa chegou… cerca de 7 novelas por canal, 2 horas para o jornal e o tempo que sobra são para os programas dos coitadinhos e publicidade, e pronto, está resumido a programação de TODOS os dias úteis do ano. Ai ai…

Contudo! Não há que dramatizar, porque se retiraram algo aos mais novos, deram outra: novelas para adolescentes.

Sinceramente nem vou questionar: “O que é que as novelas trazem de relevante ás vidas das pessoas” porque simplesmente não há nada que se aproveite.

Mas é só para relembrar que à cerca de 6 anos atrás não havia novelas dirigidas ao publico mais novo, mas sim desenhos animados, que parecendo que não, incutiam valores como coragem, inteligência e criatividade nas crianças… mas agora, “Morangos com Açúcar” e “Rebelde Way” se ensinam qualquer coisa, não é nada de positivo, porque já vi uns episódios e se retirar-mos os marmelanços e as discussões inúteis não sobra muito (digam lá que esta boca não foi brutal? Hein hein?). A mim não me preocupa, como já sou maior e vacinado faço memória de peixe, vejo e esqueço nos próximos 3 segundos, mas os mais novos podem pensar que “é desta forma que se é adulto”, o que é falso! Porque as personagens destas novelas geralmente são bastante imaturas.

Para concluir, os desenhos animados ajudam a desenvolver a personalidade no sentido positivo, até hoje em dia vejo desenhos animados, vejo desenhos animados próprios para a minha idade, porque caso não saibam, existem todo o tipo e mais variados desenhos animados (ou animes) para todos os gostos e faixas etárias.

ANIME ROCKS!

(peço desculpa pelo tamanho do post, parece que tenho tendência a escrever muito -.-’)

6 comentários:

Carina disse...

"No nosso tempo" havia desenhos animados brutais.

Eu gostava tanto de ver o Dragon Ball e as Navegantes da Lua.

O q vale é q existem DVD's e podemos comprar a colecção para um dia mostrar-mos aos nossos filhos.

Qto às novelas,tens td a razão.Não ensinam nd de util aos jovens.

Viva o Dartacão e as Tartarugas Ninja!!Abaixo as novelas!!! xD

BlOoDy MaЯy disse...

ANIMEEEEE!!! XD
obrigada por me re-introduzirem (espero k isto ñ soe mal) ao mundo da anime k já o tnh perdido! XD

coincidência das coincidências:
eu estar a responder a um post de anime, e no meio da mnh lista enorme d musicas começar a dar uma musica da banda sonora da mnh anime favorita!

CHOBIT'S RULES!!

p.s.- a chi é tão fofinha!!! xD

Di disse...

eich
ainda hj disse ao meu irmao...quero seleccionar os programas e desenhos animados q hj em dia os putos so veem treta...e preciso ter tv cabo com disney channel quase para se tar descansado a deixar ver os putos a ver tv. e isso q quero fazer no futuro. ao q ele me respondeu diana hj em dia nao se escolhe
compra-se 1 pacote de desenhos animados e so ha 1 influencia na escolha: o preço. o q e preocupante... vcs falam em dragon ball.. eu falo nos baby flinstones, no dartacao, na cinderela, nos jetsons (em INGLES), nas navegantes da lua, no tsubasa q agr dizem q se chama oliver & benji ou la o q e... os moto ratos, o robin dos bosques, e claro, grandes doses de disney... qd vejo pastores falarem de msg dissimuladas em q numa nuvem de poeira a meio do rei leao da pa escrever a palavra SEX eu enervo-me e digo q tarados sao os q conseguem la ler isso pq eu vi prai 100x o desenho animado e nunca me apercebi de tal coisa qt mais ser tarada por causa disso!
(a minha taradisse deriva de filmes como o dirty dancing AHAHAHAH)
e agr quem ta a falar demais sou eu por isso

tu mi compreendi rui^^

Di disse...

ah! correcçao...ha 6 anos existia novelas pa putos.. chamam-se malhaçao e mais tarde new age, eu via e nao tinha ppl nas ganzas nem gente parva como estas tugas q se veem.. as boas da fita eram sempre boas alunas e tinham a cabeça no sitio por oposiçao das mas da fita q ou eram futei, ou falsas, ou burras... ^^

disse...

Oh pah eu que gostava tanto das navegantes da lua...e em nome da lua vou castigar-te (por nao me teres dito que tinhas um blogxD)!!!

Entao bem vndo!Com atraso mas ca estou eu! e nada melhor que este post que me fez lembrar os fds em que as 7h da matina ja estava colada a televisao...e a minha mae a refilar, ai e tal nao podes ver tanta tvxD!

Bons temposxD!!!

Bjao****Parceiro****

Deadmoonqueen disse...

A cultura das telenovelas e os programas dos coitadinhos, é aquilo a que posso chamar um cancro da nossa sociedade televisiva que começou com um pequeno tumor chamado big brother. No entanto dev discordar quando dizes ue hoje em dia quem não tem o pacote de desenhos animados do meo ou da tv cabo, não pode estar descansado enquanto o seu filho vê tv.
O canal dois, começa a passar desenhos animados (bastante educativos porque eu já os vi) às sete da manhã e só acabam à uma da tarde. Esses mesmo desenhos animados recomeçam às quatro e só acabam às oito e meia!
O problema de hoje em dia, não está na falta de produto educativo mas sim na falta de pais competentes e preocupados.
Vivemos num país onde a ignorância é rainha, onde as pessoas são estupidas e não fazem por melhorar (acredita, eu sei o que é ver um pai incompetente e despreocupado com aquilo que o seu filho vê, tenho um cá em casa) é tudo feito à lei do menor esforço. Ora, se a sic ou a tvi, canais tao nacionalmente conhecidos pelos seus programinhas medíocres de baixa qualidade que atingem audiências astronómicas para o nosso país (sim, três milhões de telespectadores a ver o programa do goucha não é brinquedo, considerando que o nosso país tem cerca de dez milhões de habitantes) passam desenhos de qualidade igualmente baixa, mas que são seguidos de uma luciana abreu, quase nua, a cantar e a saltar, com uma data de criancinhas que parecem ter uma anormalidade mental a seu lado, ou se são seguidos de uma telenovela ranhosa em que os jovens são imaturos, irreais e irresponsáveis, é muito melhor, do que por a tv no canal dois, em que os desenhos animados são seguidos por programas dirigidos à cultura ou por séries optimas, baseadas em filosofias ou com uma base demasiado inteligente e que fazem o telespectador pensar naquilo que acabou de ver. Todas estas coisas fazem as pessoas pensar e serem conscientes, e a nossa sociedade não está para aí virada.
Quando falas de todos eses desenos animads que vias, se retrocedres bem, verás que todos davam no canal um ou dois, no mítico programa "um,do,li,tá". Todos os restantes passavam no bueréré (que devo dizer que é o programa mais foleiro de sempre a seguir ao programa lucy [dá para ver que embirro mesmo com esse programa não dá? querem o quê, a luciana abreu parece uma coelhinha da playboy, mas numa versão rasca, pimba, pobre e com a mania que tudo e muito bonzinho e que deus ajuda todos os pobrezinhos]).
Os desenhos animados do nosso tempo, não estão isentos de merecerem criticas. Não vou criticar o dragon ball ou as sailor moon, mas vou pegar numa serie de esenhos animados chamada evangelion(que tu adoras e eu também) que passava ao meio dia (sim, eu lembro-me) hora essa na qual, qualquer criança estaria a ver tv, que é de uma violencia sem precedentes.
com isto tudo, só te quero dizer que também eu amo anime e que também eu tenho pena que aos meus filhos não sejam incutidos os mesmos valores que me foram incutidos a mim pelos desenhos animados, mas yet again, eu perfiro que os meus filhos venham ter comigo e me digam que o livro de shakespeare que leram no sáado passado foi o favorito do que me digam que, nos desenhos animados que viram nessa manhã, houve uma cena espetacular, onde o songoku fazia um buraco na barriga do seu inimigo.
Menos tv, mais livros! (sim, eu peguei num assunto muito lindo e transformei de tal forma, que este comentario não faz sentido absolutamente nenhum)

ps. o post sobre a infancia é meu.